Timbre

Cogead

Coordenação – Geral de Administração

                                                                                                                                   

TÍTULO:

Descarte de resíduos de material de consumo "Perigosos" e "Não perigosos" armazenados no Almoxarifado Central da Cogead

GESTOR DO DOCUMENTO

DECOM/SEAM

CÓDIGO DO PROCEDIMENTO

IT 020005310/003

 

Nome do responsável pela elaboração

 

Camilla Figueiredo

 

Nome do responsável pela revisão

 

Thiago Fidelis

 

 

Nome do responsável pela validação

 

Alex Carvalho

 

 

Nome do responsável pela aprovação

 

Flávia Silva

 

 

VIGÊNCIA:  DOIS ANOS

VERSÃO:

03/2023

 

HISTÓRICO DE REVISÕES

N° da versão

Descrição e/ou itens alterados

00

Criação do procedimento.

01 

Adequação ao novo modelo, inclusão "de material de consumo" no título, substituição das imagens das telas do sistema antigo para s novas telas do sistema SGA WEB ALMOXARIFADO.

02

Ajuste textual para melhor entendimento por parte dos usuários; Retirado do item 3 Documento complementar "Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde COGIC" por não fazer mais parte do processo; Retirado a linha "Verificar os materiais a serem descartados nos locais de origem" da responsabilidade da COGIC item 6.2, por não fazer mais parte do processo. A classificação do documento foi alterada de POP para IT (Instrução de Trabalho) por se tratar de execução de tarefa.

03

Documento revisado. Sem alterações necessárias. 

 

 

 

 

 

 

 

Sumário


1 Objetivo

2 Documentos de referência

3 Documentos complementares

4 Campo de aplicação

5 Siglas e definições

6 Autoridades e responsabilidades

6.1 Almoxarifado Central / COGEAD é responsável por:

6.2 COGIC é responsável por:

7 Descrição

7.1 Solicitação de descarte através do Sistema DIRAC WEB:

8 Registros

9 Anexos

 


1 Objetivo


Orientar a execução do processo de solicitação de descarte dos resíduos "perigosos" e "não perigosos" armazenados no Almoxarifado Central / COGEAD pelo sistema DIRAC WEB.

 

2 Documentos de referência

 

PP 020005300/001 – Gerir Suprimentos.

 

3 Documentos complementares

 

Não se aplica.

 

4 Campo de aplicação

 

Este POP se aplica ao Almoxarifado Central da Coordenação-Geral de Administração - COGEAD da Fiocruz.

 

5 Siglas e definições

 

COGEAD - Coordenação-Geral de Administração;
COGIC - Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi;
DIRAC WEB - Sistema Integrado de Administração do Campus – SIAD;
OS - Ordem de Serviço
POP - Procedimento Operacional Padrão;
SEAM - Serviço de Administração de Materiais;
SGA WEB - Sistema de Gerenciamento de Amostras.
 

6 Autoridades e responsabilidades


6.1 Almoxarifado Central / COGEAD é responsável por:

 

- Identificar os materiais vencidos ou danificados;
- Identificar e comunicar ao proprietário do item através de e-mail;
- Receber do proprietário o memorando com a solicitação de descarte dos itens que deverão ser baixados por perda (material vencido ou danificado) no Sistema SGA WEB Almoxarifado, contendo código, descrição, lote e validade dos itens;
- Realizar a baixa por perda do(s) item(ns) no SGA WEB Almoxarifado;
- Verificar se os itens para descarte, são classificados como "perigosos" (exemplo : pilha, bateria, inflamáveis, reagente) ou "não perigosos" (papel, plástico, embalagem longa vida, livros e outros);
- Solicitar através do Sistema DIRAC WEB (COGIC), descarte dos materiais e suas respectivas quantidades.
 

6.2 COGIC é responsável por:

 

- Receber a solicitação de descarte, através do Sistema DIRAC WEB;
- Agendar a data para recolhimento dos materiais;
- Recolher os materiais que deverão ser descartados.

 

7 Descrição


7.1 Solicitação de descarte através do Sistema DIRAC WEB:

 

                                       Figura 1 - Tela de acesso

 

- Acessar endereço eletrônico http://diracweb.fiocruz.br/acesso/logon.asp;
- Inserir os dados de acesso;
- Clicar no botão “Conectar”.

 

                                Figura 2 - Tela de seleção de opção

 

- Selecionar a aba “ORDEM DE SERVIÇO”, “GESTÃO AMBIENTAL”;

 

                                    Figura 3 - Tela de gestão ambiental

 

- Clicar no botão “Incluir”.

 

                                  Figura 4 - Tela de seleção de serviços

 

- Selecionar no campo “Serviços” a opção “SERVIÇO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS PERIGOSOS”;
- Selecionar no campo “Tipo de Serviços” a opção referente aos materiais a serem descartados;
- Clicar no botão “Gravar”.

 

                                    Figura 5 - Tela de preenchimento de OS

 

- Selecionar no campo “Unidade” a opção “COGEAD”;
- Selecionar no campo “Departamento/Área” a opção “002000000 – COGEAD – Coordenação-Geral de Administração”;
- Selecionar no campo “Pavilhão” a opção “SEAM/DIRAD – ALMOXARIFADO CENTRAL”;
- Selecionar no campo “Setor/Laboratório” a opção “* NÃO ENCONTRADO”;
- Digitar no campo abaixo “PAVILHÃO PAULO SARMENTO – COGEAD”;
- Clicar no campo “Nome Contato” preencher com o nome e sobrenome do solicitante;
- Clicar no campo “E-Mail” preencher com o e-mail do solicitante;
- Clicar no campo “Telefone” preencher com o telefone do solicitante;
- Clicar no campo “Sala” preencher com a sala do solicitante”;
- Clicar no campo “Observação” preencher com as observações pertinentes a solicitação;
Obs.: As informações a serem selecionadas nos campos pertencentes ao “Dados da Solicitação”, deverão ser preenchidos de acordo com materiais a serem descartados e caso tenha mais de um tipo de material a ser descartado do mesmo grupo, o solicitante deverá clicar no botão “Incluir”;
- Clicar no botão “Gravar”.

 

 

8 Registros

 

Tabela I – Registros 

Identificação

Armazenamento

Proteção

Recuperação

Código de classificação

Tempo de retenção

Disposição

Relatório Sistêmico: Ordem de Serviço para Descarte de Material de Consumo "OS"

 

Sistema DIRAC WEB

 

Login e Senha

 

Número da OS, histórico de solicitações do sistema DIRAC WEB.

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido.

Tempo de retenção associado à sua classificação.

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação.

 

9 Anexos

Não se aplica.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Camilla Gonçalves Figueiredo, Prestadora de Serviço, CPF: 150.946.637-12., em 25/10/2023, às 10:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por THIAGO FIDELIS DE SOUSA FURRIEL, Chefe do Serviço de Gestão de Materiais, em 13/11/2023, às 13:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Paulo Roberto de Souza Lopes, Chefe do Departamento de Operações Comerciais Substituto(ª), em 22/11/2023, às 10:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por FLAVIA SILVA, Coordenador(ª) Geral de Administração, em 29/11/2023, às 10:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.fiocruz.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3036856 e o código CRC FBAD64E1.



Após a impressão a cópia deste documento passa a ser considerada como "Cópia não Controlada".  

Referência: Processo nº 25380.002310/2021-03 SEI nº 3036856